Capoeira Ecológica
Uma das principais características da ABADÁ-CAPOEIRA é a sua ligação com a Natureza. A valorização da cultura da capoeira, assim como suas origens, nos remetem aos temas ecologia, liberdade e integração social.

Ao utilizar a capoeira como instrumento pedagógico na educação ambiental, abre-se um amplo horizonte na formação de indivíduos conscientes sobre os valores do meio ambiente, socialmente e ecologicamente saudável para a sobrevivência da espécie humana em nosso planeta.

No CEMB é realizado o PROJETO CAPOEIRA ECOLÓGICA E CIDADANIA onde existem jovens carentes na região de Sambaetiba-RJ, aprendendo a arte da capoeira, reflorestamento da mata atlântica, reciclagem de lixo e outras habilidades contextualizadas no cotidiano destes jovens. Eles recebem gratuitamente, aulas de capoeira ministradas por Mestre Camisa, professores graduados da ABADÁ-CAPOEIRA, uniformes e orientações para o desenvolvimento tanto na arte da capoeira quanto na vida.

Estar frequentando a escola e respeitar a natureza é requisito fundamental para ingressar no projeto Capoeira Ecológica.

O projeto já conta com 11 graduados capacitados, que já desenvolvem trabalhos na comunidade e participam de competições e exibições.